Daqui, de lá, de nenhum lugar…

É um negócio bastante curioso esse de fincar raízes onde elas não brotaram. É pertencer a dois lugares, mas entender que nunca, aqui ou lá, você pertencerá totalmente. É ser refém de uma solidão constante e ainda assim se sentir absolutamente livre. É ter o coração em metades, uma aqui e outra lá, mas expandido para comportar a distância. Você se acostuma a viver com uma sensação de vazio no peito permanente ao mesmo tempo que aprecia a abundância de tudo que ter dois países para chamar de casa engloba.

Aos poucos você se pega falando e até sonhando em outra língua. Aos poucos você absorve a cultura e os costumes. Aos poucos você percebe os maneirismos e entende até as piadas que remetem a infância de quem cresceu aqui. Quando você menos espera, você se percebe emocionada ao escutar o hino de um país onde você não nasceu.

Eu lembro claramente do pequeno sentimento de pertencimento que tomava conta de mim quando eu conseguia realizar algo bobo em terras gringas. Lembro de voltar para casa toda feliz e orgulhosa um dia só porque peguei um cartão da biblioteca, cartão dado para residentes apenas. É que na terra “dos outros,” onde você nada tem, você aprende depressa a valorizar o pouco.

A verdade é que a cada pequeno passo me sentia fincar raízes mas, quase 15 anos depois, não me sinto totalmente americana. Tampouco me sinto totalmente brasileira. Habito a estranha esfera que só quem é expatriado conhece, essa terra de ninguém e de todos, esse lugar agridoce do mapa, entre a saudade e a liberdade, bem ali no meio da solidão constante e da gratidão em ter dois países para amar.

Anúncios

Um comentário em “Daqui, de lá, de nenhum lugar…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s