Bem-vinda ao clube! 

Às vezes o peso de um filho equivale-se ao peso do mundo todo. Um peso que às vezes parece que você carrega sozinha nas costas. Por mais participativo que seja seu parceiro, por mais envolvida que seja sua família, por mais extensiva que seja sua rede de apoio. A verdade é que, em certo ponto, inevitavelmente, a maternidade parecerá uma caminhada solitária para você. Em algum momento, mais cedo ou mais tarde, você irá se sentir numa ilha, isolada e não-compreendida.

Ao longo dessa incrível jornada que é a maternidade, onde quase tudo é imprevisível, alguns acontecimentos podem ser dados por certos:

Você irá se questionar. Constantemente. Não importa o quão experiente você seja, você vai sempre se perguntar se poderia estar fazendo melhor.

Você irá se amedrontar. Muito. Não importa o quão tranquila você seja, poucas coisas são tão intimidantes quanto ter outra vida completamente dependente de você.

Você irá cansar. De tudo. Dos afazeres repetitivos, das pressões psicológicas, dos questionamentos constantes, das responsabilidades intermináveis. Ouso dizer que você não conhece o que é exaustão de verdade até se tornar mãe.

Você sentirá saudades de quem você costumava ser, da leveza, da liberdade, do tempo para si mesma.

Você irá se sentir frustrada com o malabarismo diário que ser mãe envolve, porque você vai perceber muito rapidamente que é impossível se doar 100% à todos os aspectos da sua vida. Você sempre estará “em falta” em algum departamento.

Garanto também que uma vez ou outra você se trancará no banheiro um pouquinho mais longo que o necessário porque 5 minutos a mais de paz valem ouro. Você barganhará com Deus por 10 minutos a mais de sono até perceber que Deus provavelmente tem coisas mais importantes com o que se preocupar do que operar o milagre de fazer seu filho voltar a dormir. Você bufará em frustração e impaciência porque moldar uma vida não é mesmo fácil. E ninguém disse que seria.

Mas sabe o que mais eu garanto: que tudo isso apenas significa que você é mãe. Bem-vinda ao clube! Por mais que não pareça, acredite, você NÃO está sozinha nessa caminhada. Estamos juntas. Na frustração, nos medos, na realidade do cotidiano atarefado e corrido que não deixa tempo ou espaço para perfeição. E sabe qual o outro acontecimento que pode ser dado como certo? O amor. O amor que você vivenciará como mãe, tão puro, tão inabalável, tão transformador. Tão diferente de tudo que você já viveu um dia. Esse amor será bálsamo e bússola. Te guiará pelas incertezas, te consolará pelo cansaço e te recarregará de forças com o nascer de cada dia.

Anúncios

Um comentário em “Bem-vinda ao clube! 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s