A Mamãe Fica na Foto

E então a fotógrafa sugeriu: eu sei que você não quer estar na foto mas segura o Liam e me deixa tirar só uma, vai. Usando um vestido velho que já usei antes incontáveis vezes, com as unhas não-feitas como de costume e a tinta no cabelo necessitando urgentemente de um retoque, fui lá meio sem jeito e fiz o que eu faço com absoluta maestria, em todos os meus sonhos, mesmo sentindo qualquer desconforto, de olhos fechados: peguei meu filho nos braços.

Eu me senti inadequada fazendo o que eu faço de melhor nessa vida que é carregar a minha cria, simplesmente porque uma câmera estava apontada em minha direção. Me veio a certeza de que ao olhar a foto eu enxergaria todas as razões pelas quais eu tão frequentemente evito olhar no espelho. Os quilos a mais, a cara de cansaço, a falta de maquiagem e esmalte. Provas irrefutáveis de que, quase um ano e meio depois, ainda não aprendi a equilibrar meu lado mãe com meu lado mulher. Numa fotografia isso fica evidenciado de forma alarmante. Tinha medo de olhar e encontrar apenas um fantasma de quem eu costumava ser.No entanto, para minha surpresa, o que ficou evidenciado na fotografia foi apenas a realização de uma mulher vivendo seu momento mãe. Não enxerguei minhas inseguranças e problemas de autoestima. Me vi MÃE. Uma mãe que se doa totalmente e deixa o cansaço de lado praticamente todos os dias e corre atrás do filho nesse mesmo parque só para fazê-lo feliz.

Fiquei pensando nisso. Tenho milhares de fotos do Liam nesse parque: no balanço, no escorregador, perto do lago, no gramado, colhendo gravetos, na água dos sprinklers, perseguindo esquilos, brincando de bola, estourando bolhinhas de sabão, brincando na neve, fazendo piquenique, pegando flores, olhando os patos, vendo fogos de artifício. Milhares de momentos proporcionados e presenciados por mim e tenho pouquíssimas evidências fotográficas que mostrem ao meu filho um dia que eu estive ao lado dele durante cada uma dessas aventuras.

Fiquei pensando também como eu gosto de ver fotos da minha mãe mais nova, comigo ou meu irmão no colo, os olhos suaves, o sorriso sincero, aquela aura de força e feminilidade. Hoje como mãe sei exatamente o que se passava pela cabeça dela. Hoje como mãe, mesmo parecendo muito mais com meu pai fisicamente, me reconheço em todas as fotos dela. Então imagino que um dia meu filho possa gostar de me ver exatamente como eu sou hoje. Jovem e cansada e cheia de dúvidas e medos e esperança e amor. Tanto amor.

É bem verdade que é bastante  tentador apontar a câmera sempre em direção aos filhos e nunca em nossa direção. Afinal eles são muito mais lindos e fofos e nossa criação. Além disso sabemos o quanto o tempo é implacável, sentimos a necessidade de eternizar, ainda que apenas em fotografia, rostinhos angelicais e mãos miúdas dessa fase deliciosa que a gente sabe que não volta mais. Mas precisamos documentar também a nossa presença na vida deles. Mesmo com todas as nossas inseguranças. A verdade é que podemos não nos achar perfeitas fisicamente mas tenho certeza que nossos filhos nos consideram perfeitas no papel de mãe. Fique na foto! Prometo que ao olhar para foto daqui uns anos, você  enxergará apenas o seu amor, a sua serenidade e sua força como mãe.

Anúncios

Um comentário em “A Mamãe Fica na Foto

  1. Amei!
    Tmb venho tirando bem.menos fotos do q de costume, do q no tempo q eu tinha um site megalomaníaco só com foto minha. Não ando maia como antes, claro, cabelos hidratados, unhas feitas… Mas sempre q saio, sem querer, em fotos com meus bebes, me surpreendi tmb pelos motivos q vc descreve! Obrigada por compartilhar isso, obrigada!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s